quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cuide do Planeta, ele é seu!

O Planeta Terra está morrendo e o que você faz para cuidar dele? Faça algo, porra!
No vídeo abaixo, músicos como Junior Lima, Nasi, Renegado e Kiko Loureiro dão algumas idéias úteis.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Rio de Janeiro continua lindo

Isso é fato. Apesar das notícias de violência que estampam as manchetes todos os dias, a Baía de Guanabara não tem pra ninguém.

Estive lá mês passado, estive lá semana passada de novo, quando fui assistir ao musical "Tom e Vinícius", no teatro Carlos Gomes, no centro. E me senti numa cidade maravilhosa daqueles tempos, onde não existiam tiroteiros e as pessoas faziam festas por prazer e não por dinheiro.



Tudo começa em 1956 quando Vinícius de Moraes e Tom Jobim realizaram a célebre peça "Orfeu da Conceição". Esta foi a primeira vez que o jovem Tom Jobim vislumbrou o sucesso - ele orquestrou e regeu as músicas. E a dupla comemora...

Depois a dupla seduz Eliseth Cardoso a gravar "Chega de Saudade" com o violão de um tal de João Gilberto, da Bahia. "Ele é bom mesmo?" pergunta a Divina que acaba cedendo.



Os inseparáveis também sofrem com a morte da cantora Dolores Duran, se casam e se separam, quando o poetinha vai para Paris.

É engraçado o episódio de convencimento de Tom Jobim a ir para Nova York se apresentar num show que prometia lançar a Bossa Nova para o mundo: o Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York em 1962. "Morro de medo de avião", confessa o autor do "Samba do Avião", que acaba indo.



Depois de uma chuva de críticas mal-sucedidas sobre o espetáculo, eis que Tomzinho recebe uma ligação de Frank Sinatra, que sofre para aprender a pronunciar o nome da tal praia: Ipanimou, Ipanóia... De repente estão os dois cantando "Garota de Ipanema" para o mundo. A bossa nova explode como o "brazilian jazz" e gera um embate no morro onde o Tom e Vinícius se veem discutindo com os sambistas, que afirmam que o novo ritmo é para "playboy da zona sul". Afinal bossa nova é ou não é samba?
Eu acho que é!

Tudo isso e mais um pouco, permeado pelas mais importantes e belas canções da música criada e praticada por todos os artistas citados. Ponto máximo para Thelmo Fernandes, como Vinicius de Moraes, engraçado, inteligente, inocente e galanteador. Tom Jobim é Marcelo Serrado. Está em cartaz, corre!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

No Pants no metrô



Não, eu e Daniel não somos os loucos sem calças no metrô. Somos apenas parte da multidão de mais de 400 pessoas que aderiram ao No Pants SP. Eu já postei a respeito deste evento anteriormente. Tá ali em baixo.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cidadão Instigado nesta sexta, no Sesc Santana



Esta foto está linda!
O show será lindo também, eu prometo.
A banda cearense, capitaneada por Fernando Catatau, faz um mix de música tradicional nordestina com eletrônica. É moderno e regional, futuro e raiz numa pegada só. E a guitarra do Catatau fala...

É nesta sexta, 17, no Sesc Santana, as 22hs, uma realização da LP Produções. Quer contratar o Cidadão? Edgard Scandurra? Otto? etc etc etc, entra no site da LP.

Reveja o Cidadão Instigado no programa do Thunder, no Showlivre.com:

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Qual é o nome?

Ontem fui na festa da revista 100% Skate. Entrevistei o De Leve, que está com seu novo disco, "De Love", vendido junto com a edição de abril da publicação.

Ele me contou sobre seu personagem cafetão e homônimo, que está usando para divulgar o disco. A pauta é para o novo programa que estamos produzindo no www.showlivre.com Um programa que une moda e comportamento com música. Ele está sem nome e gente, vcs são meus amigos, me ajudem a descobrir um nome criativo para um programa com este três pilares.



A foto está no site da 100% Skate obrigada Charlão!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Emo sim e daí?

Buzzcocks é a banda da semana. Da minha semana. Sempre adorei os tiozinhos de Manchester, mas especialmente esta semana não consigo parar de ouví-los.

Eles são veteranos do punk inglês, estão na ativa desde 1976 - ficaram paradas entre 81 e 89 - com muito sarcasmo e amor pra dar. Isso mesmo, amor! Mas com peso nas guitarras, bateria acelerada e a ironia que tornava as letras interessantes. Isso sem falar na voz do Shelley que parece megafonada. O Buzzcocks era uma das únicas bandas da época que tinha letras de amor no lugar da raiva contestadora do punk. Quem, além deles, lançaria em 1978 um disco com um coração na capa escrito "Ever Fallen in Love with someone you shouldn´t´ve"? São os precursores do emo, e são sensacionais.

O assunto Buzzcocks surgiu numa conversa com os roadies do The Adicts aqui em SP, na Eazy Club. Depois de entrevistar o Monkey para o Showlivre, ficamos ali no camarim tomando uma cervejinha e falando sobre música, claro.

Os caras (eram 2 e eu não em lembro dos nomes) estavam falando de punk e chegamos a conclusão que amávamos o Buzzcocks. Aí eu disse que não havia gostado do último disco, Flat-Pack Philosophy (2006). Mas ele me disse que o último estava incrível e que era um mais recente. Mas eu acho que ele viajou, por que eu não vi nenhum disco dos Buzzcocks de 2008 com a capa roxa. Alguém viu?

Assista a entrevista do The Adicts:

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Inocentes lançam DVD hoje!

Finalmente saiuuuuuuuu. O DVD dos Inocentes, chamado "Som e Fúria". E hoje vai ter lançamento com direito a pocket-show e coquetel lá no Vegas.

dia 2 Rockfellas Punk SP – Studio nº 7
Show: Inocentes (Lançamento do dvd "Som e Fúria")
DJs Lobby: Hematoma, Pati Laundry e China
DJs Pista: Focka

Aí vai uma foto da banda aqui no telhado do Showlivre tirada pela minha amiga Caroline Bittencourt.