terça-feira, 16 de junho de 2009

Bilhete único: já que não dá pra tirar...

Quem não é elite, no Brasil não tem vez. Parece que aqui, quanto mais pobre, mais o cara se ferra para sobreviver. O episódio de ontem no busão me deixou afim de escrever este post.

Fui ao cinema com o Dani assistir Anjos e Demônios, que por sinal eu gostei. Como estávamos meio em cima da hora, decidimos pegar um ônibus para descer até o shopping Pompéia. Como forma de pagamento, o bilhete único dele carregadíssimo pela empresa com mais de 100 reais. Como sempre, ele passou o cartãozinho pra mim, que me sentei. Aí pra ele, o bilhete não liberava. Novamente luz vermelha, e de novo. "Por que não está passando?", perguntou ele ao cobrador mudo até então. "Por que agora bilhete único de empresa e escolar não passa mais duas vezes seguidas", disse arrogantemente. Perguntei desde quando esta regra vigorava e ele respondeu que fazia uma semana. "Então vamos descer porque a gente não tem dinheiro", eu falei. Sorte que a gente já tava do lado do shopping, rerere.

Agora não entendo mais esta medida do Sr. Prefeito. A Sp Trans deixou de ganhar 2,30 nesta brincadeira. Sim, porque o bilhete único não liberava de graça o segundo passageiro, cobrava-se normalmente quando dois usavam o mesmo cartão na sequência. E por que não deixar a população - que já se fode horrores em ônibus lotados numa cidade sem a menor estrutura de transporte - passar duas vezes seguidas o bilhete único se estamos pagando do mesmo jeito? É com isso que o Kassab e o PSBD se preocupam, em vetar as únicas regalias que o povão tem.

Aliás o PSDB esse partido de elite tem seu péssimo histórico quando se trata de bilhete único:
- Todo mundo sabe que a implementação do bilhete único, lá na gestão da Marta Suplicy em 2004 não foi tão fácil assim. Muita gente rica discordou.
- Quando Serra assumiu a prefeitura, diminuiu o tempo de validade do bilhete.
- Kassab aumentou o tempo para 2 horas e depois para 3 horas, ponto pra ele!
- Mas ele disse que iria integrar o ônibus com o metrô na passagem, e o fez...mas para pegar o metrô vc paga 1,55, ou seja, enganou a gente de novo.
- A mais nova da prefeitura é a privatização do bilhete único. Meu colega Paulo Henrique Amorim escreveu: "O governador de (e tudo para) São Paulo, Zé Pedágio, que cobra os pedágios mais caros do Brasil e privatiza tudo, vai privatizar mais ainda. Vai privatizar o bilhete único que permite a integração dos meios de transporte na cidade de São Paulo. Os bancos (e Zé Pedágio) estão de olho nessa conta gorda: R$ 300 milhões por mês. Quem levar a privatização (por que não Daniel Dantas, que já foi dono do metrô do Rio e mantém relações umbilicais com a família Serra ?) vai dar uma comissão ao Governo e ficar com o filé mignon."

hahahaha é demais não? é a velha ordem do Brasil: "soluções privadas para problemas públicos".

E o cobrador ainda foi um escroto com a gente, quando eu disse que a iríamos descer ele: "pois é, vai ter que descer". Como se o imbecil tivesse um porsche na garagem. Por isso que eu digo pobre no Brasil tem mais é que que se fuder mesmo!

2 comentários:

  1. é sério isso? eles tiraram essa possibilidade mesmo? nossa...isso é bizarro...não faz sentido algum!

    ResponderExcluir
  2. NÃO GOSTEI DESSA, SOU COBRADOR E SEMPRE FIQUEI DO LADO DO POVÃO, MEU LEMA É "SE TEM DINHEIRO ANDA SE NÃO TEM , ANDA DO MESMO JEITO.EU QUERO QUE OS EMPRESÁRIOS SE FODAM,SE EU FOSSE PREFEITO INVENTARIA O BILHETE FIDELIDADE, CARREGA E PAGA QUANDO PUDER E SE PUDER, COLOCARIA O CHAME ÔNIBUS É SÓ LIGAR E IMPLANTARIA ESCADINHA ROLANTE PARA NOSSOS VELHINHOS QUE JÁ FIZERAM TANTO POR ESSE PAÍS.JÁ CANSEI DESSES SAFADOS QUE DISTRIBUI A RENDA DO NOSSO PAÍS SÓ COM EMPRESARIOS E POLITICOS, VCS DERAM AZAR SE TIVESSEM PEGO O ÔNIBUS COMIGO TERIA DESCIDO PELA FRENTE, COMO TODOS QUE ME CONHECEM AQUI NA Z/N.

    MARCELO Z/N

    ResponderExcluir