quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A crise nas artes

Minha nova procura é sobre como uma crise mundial afeta as tendências das áreas criativas como a moda, o cinema, o design, etc. Teoricamente, os supérfluos são os mais afetados e seus criadores tem que botar a criatividade para funcionar para não sofrerem um rombo maior ainda.

Andrea Bisker, diretora da WGSN América Latina é uma fofa e me contou coisas interessantes. As pessoas buscam roupas e objetos atemporais, o vintage vem com tudo. O retorno as raízes está em voga em todas as expressões artísticas e o durável é hoje mais importante do que o belo. Cores sóbrias trazem um ar de seriedade e os clássicos saem do armário. É a crise é trendy e lá fora já se fala em depression chic no mundo fashion, com coleções que remetem aos anos 20 por conta da crise de 29.



Alberta Ferretti na Milão FW - primavera/verão 09







Mas em contrapartida, o otimismo também é tendência, principalmente no cinema, como me explicou André Sturm, cineasta e dono da Pandora Filmes.





E falando em otimismo, minha amiga e talentosíssima atriz Julia Sabugosa (essa aí da foto) colocou um texto do Albert Einstein muito bacana em seu blog. Vou copiar ele.

A crise segundo "Einstein"

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".

Quem atribue à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la"

Ah IMPORTANTE! a Julia está na novela nova da Record "Vendetta", que vai entrar no lugar da novela dos Mutantes. eeeeeee!!!!

E o resultado desta minha procura estará na revista Top Magazine de março, quando sair eu aviso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário