terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fast Design na Top Magazine


Esta matéria, assinada por mim, está na edição de fevereiro da Top Magazine. Você sabe o que é fast design?

A primeira vez que escutei o termo, foi como fast fashion, na moda. A coreana assiste o desfile da Prada e antes mesmo da coleção nova da grife italiana chegar às lojas, (depois de 6 meses) ela já está inteirinha no Brás, a preços populares.

Com o design a situação é parecida. Hoje todos tem acesso ao mobiliário assinado por grandes mestres do design. Mas é (quase) tudo genérico. Com o vencimento das patentes de alguns móveis e objetos clássicos criados nos anos 40, 50 e 60, muitas empresas passaram a fabricar os mesmos desenhos com materiais e técnicas que permitem oferecer preços mais baratos, porém com qualidade inferior. Ou seja, hoje você encontrar Verner Panton, Charles Eames, Arne Jacobsen em tudo quanto é lugar.

O tema gera polêmica: de um lado os defensores do design que veem as peças originais como verdadeiras obras de arte. Do outro, leigos que começam a aprender sobre o tema e os menos endinheirados que podem ter acesso a um mobiliário de bom gosto sem desembolsar uma fortuna. Eu fico com o terceiro grupo. Comprei minha cadeira Tulipa, de Pierre Paulin na lojinha da esquina (essa roxinha aí da foto). FINAAAAAAAAAA


Quando o incenso caiu no assento e fez um rombo eu dei graças a Deus por ser genérica.

Um comentário: