sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CurtaDoc

"Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei", Manuel Bandeira.
A intimidade do poeta é mostrada no curta documental "O poeta do castelo", de 1959. Obra rara que acompanha Manuel em seu pequeno apartamento no centro do RJ está no novo programa CurtaDoc que estréia este mês aqui na SescTV.

O programa - que é destaque na capa da revista SescTv de outubro - traz quatro curta-metragens pautados por um determinado tema. Entre um filme e outro, depoimentos de cineastas discutem as obras e o assunto da vez. Este é sobre curtas documentais biográficos.

"A cachaça é moça clara, pilha do homem perdigueiro
quem se mete na cachaça fica pobre sem dinheiro", diz Seo Chico, produtor de cachaça, o protagonista do outro curta, "Seo Chico, Terra e Alma". O tiozinho dá umas filosofadas ótimas.

"O menino e o bumba" conta a história de Buiú, de 18 anos, tarado por ônibus. Foi parar na febem 3 vezes por roubar os veículos e sair pela cidade dirigindo. Com 12 e 13 anos, imagina a criança louca indo da Cidade Tiradentes até o terminal Pq Dom Pedro no volante...

O último me fez chorar. "Carolina" conta a história de Carolina de Jesus, interpretada por Zezé Motta. A moça negra, mãe solteira e favelada teve seu diário publicado em 1960. "O Quarto de despejo", vale a pena ler. É de uma sensibilidade tão grande... Foi publicado em 13 linguas em mais de 40 países. Carolina faleceu em 1977, vítima de asma.

"Na morte, todos ficam pobres".


foto:reprodução: Carolina e Clarice

CurtaDoc
Terças, às 21h
Programa de estreia: Retratos
Dia 27/10
na SescTV
NET 137
Sky 3
www.sesctv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário