segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pobre, porém honrada!

O assunto geral aqui na Tv Sesc foi o post que o Inácio Araújo publicou no blog de Cinema da UOL. kkkkk

TVs públicas e vícios privados
Desde que Roberto Muylaert saiu, e já vai muito tempo, a TV Cultura começou a se degradar. Com o tempo, decidiu colocar anúncios. Como já imitava a Globo (como todas as outras) sem nenhuma inibição, apenas desajeitadamente, ficou enfim com a cara de uma TV comercial. A diferença é que faz propaganda do governo estadual na cara de pau.

Outro dia passou uma reportagem de minutos e minutos sobre certo Banco do Povo Paulista, ou algo assim que ninguém sabe o que é. A TV Brasil até agora não deu nenhum sinal consistente de que está no caminho de se tornar algo diferente da velha TVE do Rio. Acho que nem pra fazer propaganda do governo serve. Tem uns documentários que eu não consigo ver por mais de 10 segundos.

Nesse panorama desgraçado aparece a Sesc TV. Quer dizer, já existia, eu é que não via há muito tempo. Acho que Net andou jogando o Sesc de cá pra lá. Agora é canal 137 (aqui em SP, deve mudar em outros estados). Para mim é uma surpresa. Tem programas de cinema, teatro, artes plásticas, fotografia e dança (isso eu já verifiquei, não é?).

Mas, mais do que isso, não cultiva essa idéia de que "fazer TV" consiste em cortar a palavra do entrevistado assim que ele completa meia frase e depois montar tudo conforme o nariz do produtor ou de lá quem seja. As pessoas falam, refletem, expõem suas idéias. Vemos suas obras, conhecemos eventualmente seus trajetos. Não faz da trapaça um princípio, como os History Channel e similares.

Acho uma experiência que merece ser feita, não só pelas coisas que se pode ver lá (e em nenhum outro canal) como pelo inusitado de ver um lugar onde as pessoas são respeitadas e apresentadas como pessoas, não como fantoches a serviço da suposta "linguagem de TV". Talvez por falta de espectadores, não vi anúncios lá. Espero que continue pobre e honrada.

Por Inácio Araujo às 19h39

O "PANORAMA DESGRAÇADO" FOI ENGRAÇADO!
O Inácio só não sabe que, os anúncios não estão na grade por uma opção do canal. Não temos propaganda porque preferimos colocar, no lugar, pílulas e chamadas culturais. E os espectadores adoram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário